Igreja São Camilo de Lélis

Rua: Inácio Cervantes, 856 - Parque Ypê

Domingo às 09h

Quarta-feira às 20h

A Igreja São Camilo de Léllis fica aberta de segunda a sexta-feira das 14h às 20h.

Na Região do Parque Ipê não havia nenhuma igreja e durante a comemoração de bodas de ouro de um casal que morava na região o Pe. Jimmy os questionou sobre qual presente gostariam de ganhar. E eles responderam ‘uma comunidade no nosso bairro’.

Sensibilizado com a resposta do casal, em 1994, o Padre pediu um levantamento da região onde muitos moradores manifestaram o mesmo desejo. A partir dai iniciou-se na matriz reuniões para organizar a nova comunidade.

Em 14 de Maio de 1995 foi celebrada a primeira missa que foi realizada em uma escola da região, e pelos seis meses que seguiram a comunidade continuou celebrando no mesmo local.

Um dia, ao ir realizar a celebração, a comunidade encontrou as portas da escola fechadas o que fez com que as celebrações voltassem para as residências. Paralelo a essas celebrações, a sociedade de amigos do bairro realizou a construção do coreto.

A comunidade São Camilo utilizou o coreto por cerca de três anos, período em que muitas celebrações foram realizadas, além de acolherem procissões paroquiais até que sua primeira capela ficasse pronta, porém, a capela mal havia sido feita, tornou-se pequena para atender os fieis da região. Com a compra do terreno ao lado, a comunidade conseguiu expandir sua capela e obter uma espaçosa igreja.

Durante o período de construção, a comunidade celebrou por cerca de três anos no Lar Ternura, que hoje é chamado de “Lar ternura São Camilo”, por toda a acolhida e doação que a comunidade fez e faz ao local.

Esse é um dos motivos que levaram os fundadores da comunidade a acreditar que ela possui as características de seu padroeiro, mesmo com a sua escolha através de um sorteio.

SOBRE SÃO CAMILO:

De família nobre e tradicional, foi militar, mas foi expulso da tropa, perdeu tudo e sofrendo muito até ser tocado pela graça divina. Arrependido dedicou-se aos doentes pobres em hospitais e fundando posteriormente a Companhia dos Servidores dos Enfermos (Camilianos).

A igreja celebra no dia 14 de Julho a solenidade de São Camilo.