Artigos, Cirio › 23/08/2017

7º Círio de Nazaré em São Paulo comemora a fé dos paulistanos com shows de evangelização e área social

Praça de alimentação, ações sociais e espaço criança são algumas das atrações da festa.

Vinte mil devotos participaram da última edição em 2016, e neste ano é esperado um público ainda maior. A demonstração de fé inspirada no Círio de Nazaré em Belém já está em sua 7ª edição e todo ano conta com uma atração especial, além, é claro, da procissão rodoviária e da procissão do Círio, na qual os fiéis seguram as cordas da berlinda para agradecer as graças alcançadas ou pedir a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré.

A tradicional festa do Círio de Nazaré em São Paulo atrai, todos os anos, milhares de pessoas, que trazem pedidos e agradecimentos a Nossa Senhora de Nazaré. O evento, que cresce a cada nova edição, foi inserido, em 2015, como Festa Religiosa e Cultural no Calendário Oficial de Eventos da cidade de São Paulo.

Neste ano, as festividades se concentrarão nos dias 2 e 3 de setembro, com público estimado em 22 mil pessoas. As principais atrações serão o espaço criança, a praça de alimentação, a área social e os shows.

A imagem oficial da paróquia passará 83 dias em peregrinação nas casas dos fiéis, até que, no dia 30 de agosto, retornará à matriz para o início do novenário, que seguirá até 8 de setembro. Ao final dos nove dias, com missas que lotam o templo de fiéis, barracas de comidas ficarão à disposição dos participantes, no pátio da igreja.

No sábado, dia 2, às 8 horas, haverá a Santa Missa para as crianças, dando início às atividades da festa do Círio de Nazaré em São Paulo. A partir das 9 horas começará a ação social, que neste ano envolverá serviços como cabeleireiro, manicure, emissão de carteira de trabalho, escola para aprender a andar de bicicleta, orientações sobre saúde, Sabesp, CAT, ETEC, entre outros. O espaço criança também abrirá no mesmo horário, com atividades recreativas, brinquedos infláveis e teatros. Durante todo o dia haverá atrações no palco e a praça de alimentação permanecerá aberta. À tarde acontecerá a missa para os idosos e enfermos e a adoração ao Santíssimo Sacramento. À noite teremos a novena, seguida da Santa Missa e da coroação de Nossa Senhora. O dia se encerrará com o show da cantora católica Adriana Arydes.

No domingo, dia 3, às 9h30 terá início a procissão rodoviária, que percorrerá as ruas dos bairros da área pertencente à paróquia e que, no ano anterior, contou com a participação de 550 veículos. Durante todo o dia haverá atrações no palco e a praça de alimentação permanecerá aberta. Às 17 horas será iniciada a procissão do Círio, em que os fiéis, segurando as tradicionais cordas da berlinda, farão o traslado da imagem do Parque Ipê até a igreja matriz, no Jardim Arpoador. Lá a cantora Fafá de Belém, no palco principal, recepcionará e homenageará, cantando, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Logo após se iniciará a novena e a Santa Missa. Após a missa, os participantes serão presenteados com o show da cantora católica Eliana Ribeiro.

O encerramento do 7º Círio de Nazaré em São Paulo acontecerá no dia 8 de setembro, data em que se comemora a Natividade de Maria, Mãe de Jesus. O título “de Nazaré” reverencia o nome da cidade em que Nossa Senhora nasceu.

Data: de 30 de agosto a 8 de setembro: novenário, com festejos nos dias 2 e 3.

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré – Avenida General Asdrúbal da Cunha, 266 – Jardim Arpoador – São Paulo/SP.

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré pertence à Diocese de Osasco. Situa-se na zona oeste de São Paulo, numa área com população estimada em 70 mil habitantes e que abrange os bairros Jardim Arpoador, Jardim São Jorge, Vila Operária, Jardim Cambará, Jardim João XXIII e Parque Ipê. A Diocese de Osasco abrange paróquias do final da zona oeste de São Paulo e cidades do interior, até Alumínio.

“Estamos às vésperas do 7º Círio de Nazaré em São Paulo. Nosso coração e mente se elevam a Deus em ação de graças por inúmeros benefícios e prodígios no decorrer desta história. A Divina Providência nos acompanhou durante todo o tempo e muitos testemunhos tornam evidentes o amor e a misericórdia de Deus.

Quando tomamos consciência do tempo em que vivemos e das graças recebidas de Deus por meio do auxílio de Nossa Senhora de Nazaré, somos motivados a estar presentes e a cooperar com o Círio, que a cada ano é esperado e desejado por todos aqueles que já participaram e conhecem. Como não lembrar o Círio do ano passado? Como não sonhar com o Círio deste ano? De fato, este é um momento que fica marcado em nossas vidas.

Sendo assim, quero contar com a sua presença. Nós, unidos à Igreja, continuamos no tempo presente a manifestar ao mundo o amor e a misericórdia de Deus. E sempre contamos com o auxílio e a maternidade da Senhora da Berlinda. Você, batizado, cristão, faz parte desta história! Continue participando desta ação de Deus na humanidade!

Rogo a Deus que este Círio seja um momento profundamente espiritual e frutuoso em sua vida, em sua família. Que Deus abençoe a todos por meio de Nossa Senhora de Nazaré.”

Pe. Jorge Augusto Moreira Alexandre | Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré